À procura do registro do seu antepassado italiano

Documentos de antepassado italiano

Se você tiver a oportunidade de vir para a Itália e visitar o lugar em que seus antepassados nasceram, não deixe de lado a possibilidade de encontrar o registro de nascimento deles. Ler a descrição do ato de nascimento é uma emoção indescritível. Imaginar como tudo aquilo aconteceu e em que condições meus antepassados viveram, me fez mais presente e grata a todas as oportunidades que tenho hoje.

Os registros de nascimento contém uma série de informações importantes sobre a pessoa e também sobre a família, pois contém o nome e idade dos pais, profissão e local de origem, por exemplo.

O documento religioso, chamado de certificato di battesimo pode ser solicitado diretamente na igreja na qual a pessoa foi batizada, ou então na Diocese que representa aquele território. Antes de 1871 era muito comum só haver este tipo de registro e os padres eram responsáveis pelo assento de nascimentos, casamentos e óbitos. Essas anotações geralmente são mais sucintas, feitas em caligrafias não muito legíveis e não é raro encontrá-las escritas em latim.

Com a implementação do registro civil em toda a Itália a partir de 01-09-1871, passou a ser obrigatório que todos os Comuni fizessem o registro do movimento populacional através dos atos civis. Geralmente eles apresentam mais informações que os atos religiosos e é possível solicitar a emissão das certidões diretamente ao Comune que contém o registro primário.

Documentos italianos para cidadania italiana

Para fins de cidadania italiana, o documento religioso só é aceito se o evento (nascimento/casamento) ocorreu antes de 1871 ou se os registros civis sofreram algum dano decorrente de intempéries ou forças externas. Há muitos arquivos em cidades italianas que foram parcial ou totalmente destruídos pelas guerras e não têm os livros preservados e assim, infelizmente, o registro original não existe mais. Dependendo do caso, há possibilidade de solicitar a reconstrução dos atos, baseados em outros documentos disponíveis. 

Resgatar a história dos nossos antepassados é um passo fundamental para construir  e entender a nossa própria história.

Texto de Gláucia Grigolo, representante da Pronto Documentos na Itália.

Realiza o trabalho de pesquisa genealógica e busca de documentos para os descendentes de italianos que buscam o reconhecimento da cidadania.

Entre em contato pelo email: contato@prontodocumentos.com

Instagram: @prontodocumentos | Facebook: /prontodocumentos

A Empresa Pronto Documentos  é parceira da Gens Turismo Genealogico Italia.

Você precisa de ajuda para encontrar seus documentos e fazer a sua árvore genealógica? A empresa Pronto Documentos é parceira da Gens Turismo Genealogico Italia e pode te ajudar nessa busca:

BÔNUS: Informando o código “GENS” e você terá um desconto de 20% para esse serviço.

Compartilhe:

Posts relacionados

Deixe um comentário