Blog

Turismo genealógico na Itália

Por que é tão importante conhecer a sua história?

Você já ouviu falar em Turismo Genealógico, turismo de raízes, ancestry tourism, turismo das origens?

Você pode até não ter ouvido falar, mas se você já teve aquela vontade de vasculhar nos baús e caixas de camisa da vó e não vê a hora de ir à Itália para conhecer a cidade dos seus nonnos italianos, você já entendeu um pouco do que é essa nova maneira de viajar. 

imigração italiana - navios

Senza Ritorno: A Viagem dos nossos Antepassados Italianos

Hoje resolvi falar um pouco mais sobre algo muito presente nas memórias e relatos sobre imigração italiana dos nossos antepassados para o Brasil. Quem nunca ouviu coisas do tipo? Meu nonno nasceu no navio, eles contavam que as pessoas que morriam eram jogadas no mar, ou ainda, o parente da nonna morreu no navio. Coisas desse tipo! E, quem não lembra da Terra Nostra, não é? Ela passou na Itália também, inclusive tendo várias reprises. Gostos à parte, a novela nos aproximou um pouco mais da nossa história. Diz a verdade, você também torceu pelo amor da Giuliana e do Matteo. Ok! Novela à parte, quero aprofundar alguns aspectos menos românticos da viagem transoceânica dos nossos antepassados. 

Turismo genealogico blog

Você sempre disse que a Itália era seu lugar e de lá nunca mais vai voltar

Prazer, sou Catia Dal Molin, quarta geração de uma família que emigrou para o Sul do Brasil e gostaria de contar para vocês sobre minha experiência de migrante, a minha emigração de retorno em busca das minhas origens na Itália e o meu amor por essa terra.

O amor pela Itália começou com minha avó, Santina Ferron, filha de imigrantes de Orgiano (Vicenza) que se estabeleceram no sul do Brasil no final do século XIX, início do século XX, como tantos outros em busca de “pão e trabalho” e uma vida melhor para seus filhos.

INSCREVA-SE NA NEWSLETTER E RECEBA O MODELO
DE UMA ÁRVORE GENEALOGICA